Prescrição Médica
médico de óculos e jaleco branco
Solicite Informações

Assegure-se de ter entendido bem as orientações do seu médico. Em caso de dúvida solicite informações mais detalhadas do seu médico e/ou do seu farmacêutico.

Siga Corretamente as instruções médicas

Se o médico disser para tomar o medicamento com água, é conveniente que se ingira com água. Isto contribui para a melhor dissolução e absorção do medicamento, aumentando seu efeito.

Como norma geral, evite ingerir os medicamentos com líquidos gaseificados (refrigerantes etc.), sucos ácidos, chá, café etc., pois podem interferir na eficácia do medicamento.

Nunca ingira os medicamentos acompanhados de bebidas alcoólicas. O álcool pode interagir com os medicamentos. O efeito resultante desta interação é de difícil previsão, podendo causar sérios efeitos colaterais e tóxicos.

Caso tiver efeitos colaterais importantes, consulte o seu médico ou o farmacêutico.

relogio redondo
Respeite o horário de tomar os medicamentos

Cumpra rigorosamente os horários de tomar os medicamentos, tal qual a prescrição médica.

Alguns medicamentos devem ser ingeridos ao levantar-se (manhã), nas refeições e outros antes de dormir (noite), aproveitando assim seu efeito quando ele é mais necessário.

Salada de verduras
Os medicamentos e as refeições

Determinados medicamentos devem ser ingeridos com o estômago vazio (jejum), junto com a comida ou logo após. Outros devem ser ingeridos 1 hora antes das refeições e há ainda os que devem ser ingeridos após as refeições.

Isto ocorre porque os alimentos interagem com certos medicamentos, podendo aumentar, reduzir ou retardar a absorção dos mesmos e interferindo assim no efeito terapêutico.

Alguns medicamentos podem causar, por exemplo, irritação gástrica caso o estômago esteja vazio. Por isso siga sempre a orientação de seu médico.

O que fazer quando esquecer de tomar uma das doses?

Neste caso, pergunte ao seu médico ou ao seu farmacêutico qual o procedimento que deverá seguir.

Deve-se suspender a medicação logo que se sentir melhor?

Não suspenda o tratamento antes do término do mesmo. Quando os sintomas externos da doença desaparecerem não significa que a mesma tenha sido curada, podendo haver uma recaída. Este é um problema grave e não deve acontecer principalmente nos casos de tratamento com antimicrobianos (por exemplo, antibióticos).

Barriga de mulher grávida
Pode-se tomar qualquer medicamento na gravidez ou na lactação?

A utilização de remédios durante a gravidez e amamentação deve ser evitada sempre que possível. Em casos extremos, deve ser avaliada para que sejam evitados riscos. Nestas duas fases é muito importante a alimentação da mãe. Informe sempre ao seu médico e ao seu farmacêutico se estiver grávida ou amamentando. Se estiver em tratamento e ficar grávida, informe imediatamente ao seu médico.

Não se exponha excessivamente ao sol

Certos medicamentos de uso interno e externo provocam efeitos indesejados quando o paciente se expõe ao sol.

Pilula
Conservação / Intoxicação / Automedicação

Conserve o medicamento em lugar seco, fresco e ao abrigo da luz solar direta.

Nunca deixe medicamentos ao alcance das crianças. Cerca de 60% das intoxicações por medicamentos ocorre na faixa etária de 0 a 12 anos. No Distrito Federal, 37,5% das intoxicações registradas são provocadas por medicamentos (Fonte: Ministério da Saúde).

Não utilize medicamentos indicados por outras pessoas. Utilização, dosagem e duração do tratamento variam de pessoa para pessoa. O uso inadequado poderá causar danos irreparáveis no organismo, inclusive a morte.