Emagrecimento Saudável

Por: Letícia G. Martins, CRF 79497

05/01/2023

 

Para emagrecer de forma saudável é preciso uma reeducação completa dos comportamentos pessoais, visando quais são os objetivos e a partir desta, modificar os hábitos e estilo de vida.

Entretanto, a mudança de hábito não acontece do dia para a noite, é um processo. Ainda assim, nem sempre se consegue controlar o peso sem ajuda. Neste caso, uma consulta médica, ou com um nutricionista permite tomar conhecimento de todas as opções no que se refere a dietas, levando em consideração seu estado de saúde, os resultados do último check-up e quais as reais causas por trás dessa dificuldade em perder alguns quilos.

Atualmente a falta de tempo, o estresse do dia a dia e os padrões da moda são fatores que levam tantas pessoas a apostarem em métodos “express” de queima de gordura e perda de peso, mas que na verdade não passam de grandes ilusões. Infelizmente o imediatismo tornou-se comum, e ao mesmo tempo, as redes sociais ampliam este culto à magreza, ao demonstrar corpos definidos como “perfeitos”. Será que é realmente saudável esse tipo de comparação e determinação de biotipo?

O ideal é se importar com a saúde e não somente com os ponteiros da balança. Ele é a consciência de que o corpo precisa ser nutrido corretamente para, então, atingir a boa forma.

Afinal, como alcançar o emagrecimento saudável?

 

5 Fatos e ações importantes:

 

 

  • Hidratação

Um corpo mais hidratado tem um metabolismo mais eficiente, o que favorece o processo de emagrecimento. Além disso, uma boa ingestão de água também previne a retenção de líquidos, diminuindo o inchaço responsável por medidas a mais. A necessidade diária de água varia de pessoa para pessoa, dependendo das características do organismo e da rotina de exercícios físicos.

 

  • Alimentação Balanceada

Um cardápio balanceado ajuda o sistema imunológico, melhora o humor e a memória, reduz o cansaço e o estresse, aumenta a qualidade do sono, previne o envelhecimento precoce da pele; melhora o sistema digestivo; e fornece disposição e mais energia para as atividades diárias.

 

    • Exercício físico

Praticar exercícios colabora de forma segura e bem-sucedida para a mudança da composição corporal, especialmente a musculação. Inclusive, além de queimar calorias, a atividade física ajuda a controlar a fome.

 

  • Descanso

O sono é essencial para o processo de emagrecimento, em conjunto com alimentação balanceada e rotina de exercícios físicos. Uma noite bem dormida é capaz de queimar quantidades significativas de calorias, além de garantir disposição e energia ao longo do dia. Em repouso, o organismo faz a regulação de hormônios importantes para a manutenção do metabolismo e controle do apetite, o que impacta diretamente na redução de peso.

 

  • Ajustes metabólicos e ativos naturais

A fitoterapia e outros ativos de origem natural têm ganhado cada vez mais espaço no tratamento do sobrepeso e da obesidade. Muitos pacientes querem evitar o uso de medicamentos controlados e alguns não possuem critérios para o uso de certos fármacos. Por isso, vale falar com o médico ou nutricionista sobre as opções naturais disponíveis atualmente.

 

Exemplos de opções naturais disponíveis:

 

 

Affron: Extrato de estigmas de Crocus sativus L. padronizado em ≥3,5% de Lepticrosalides® (lepticrosálidos). Apresenta potencial promissor como fitoterápico coadjuvante no emagrecimento através de diferentes funções biológicas. Devido à modulação dos neurotransmissores, há controle da compulsão alimentar e diminuição da ansiedade e do estresse, além de potente ação antioxidante.

BioMamps AKK: BioMAMPs Akkermansia muciniphila (AKK) – é a forma mais segura, estável e eficaz na suplementação da cepa probiótica AKK, espécie importante no restabelecimento do emagrecimento saudável. Diminui a massa gorda, o diâmetro dos adipócitos e a adipoinflamação; atenua a resistência à insulina e eleva a tolerância a glicose; proporciona redução significativa do colesterol total, LDL e triglicerídeos; promove a diminuição dos níveis de enzima hepática gama GT , ALT e AST; controla e previne esteatose.

Dimpless: É um concentrado freeze-drying da variedade francesa do melão de Cantaloupe (Cucumis melo L. clipper). Benefícios: Potente ação antioxidante, ação anti-inflamatória, propriedade anti-fibrótica, previne a produção de radicais livres, favorece a melhora do metabolismo e reduz o acúmulo de gordura.

DNF-10: Composto por uma seleção específica de peptídeos, que possui ação nos mecanismos reguladores da fome e saciedade, promovendo o controle da ingestão alimentar. Suas propriedades são benéficas para a perda de peso, podendo ser usado para prevenir o ganho ou reduzir o peso corporal, especialmente o acúmulo de gordura abdominal.

Fourslim: É composto por um blend de extratos de folhas do manto de Lady (Alchemilla vulgaris L.), oliva (Olea europaea L.), hortelã selvagem (Mentha piperita/longifolia L.) e sementes de cominho (Cuminum cyminum L.), demonstrando ser eficaz e seguro na perda de peso. Gerenciamento da perda de peso, aumenta o metabolismo de queima das gorduras e ajuda a suprimir o apetite.

Metabolaid: É um fitoativo exclusivo padronizado em 3% antocianidinas e 15% verbacosídeos, composto por uma associação de extratos vegetais com ação multialvo. Seus efeitos ocorrem por meio de mecanismos de ação inovadores que promovem a saciedade, aumento da termogênese e o gasto energético, contribuindo para os efeitos da antiobesidade.

Morosil: Extrato do suco das laranjas vermelhas Moro, cultivadas em torno do vulcão Etna na Sicília, Itália. Auxilia na redução de medidas, possui excelente ação antioxidante, reduz gordura abdominal, redução significativa dos níveis de triglicerídeos e colesterol total, redução da Esteatose Hepática e aumento d a sensibilidade à insulina.

 

Gostou deste conteúdo?

Entre em contato com nossa equipe farmacêutica para sanar dúvidas e obter mais informações sobre estes, e os demais ativos indicados para gerenciamento de peso e cuidados com a sua saúde.

 

“As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura de ajuda por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais.”
Referências:

1. https://vidasaudavel.einstein.br/wp-content/uploads/2021/02/98.-Dietas-Emagrecimento.pdf
2. Christinelli HCB, Souza JMS de, Costa MAR, Teston ÉF, Borim MLC, Fernandes CAM. Effectiveness of a dietary re-education and physical activity program on obesity. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2020;41(Rev. Gaúcha Enferm., 2020 41). Available from: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2020.20190213
3. Material dos Fornecedores

Pedido

Envie o seu

Pedido