Pele e o Estresse oxidativo

Por: Letícia G. Martins, CRF 79497

06/02/2023

 

O envelhecimento é definido como um processo complexo e multifatorial influenciado pela genética, fatores ambientais e comportamentais, que acontecem progressivamente no organismo no decorrer da vida. Oxidações químicas e enzimáticas envolvendo a formação de radicais livres (RL) aceleram esse fenômeno de envelhecimento. O estresse oxidativo decorre de um desequilíbrio entre a geração de compostos oxidantes e a atuação dos sistemas de defesa antioxidante.

Para evitar esse processo, a pele possui seu próprio mecanismo de defesa. Entretanto, a capacidade protetora desse mecanismo diminui com o envelhecimento e compostos exógenos podem reforçar a proteção natural. 

Mas, sabia que existem maneiras de evitar o estresse oxidativo? 

Neste post iremos mostrar que é possível, e orientar sobre aspectos que visem a prevenção do envelhecimento precoce cutâneo.

É só seguir essas 5 dicas incríveis da Drogaderma:

 

  • Mantenha uma alimentação saudável

A Alimentação balanceada promove uma resposta orgânica de defesa, onde os micronutrientes presentes nos alimentos (vitaminas e minerais) apresentam-se como auxiliares poderosos no combate ao estresse oxidativo. É através destes nutrientes que geramos os chamados antioxidantes dietéticos, que em conjunto auxiliam o organismo humano a inibir ou reduzir os danos causados às células pelo processo de estresse.

 

  • Pratique atividades físicas

A prática de atividades físicas é benéfica para a saúde como um todo, melhorando o sistema cardiovascular, a disposição corporal, além de evitar o aumento dos radicais livres na pele.

 

  • Pare de fumar

O tabagismo é um hábito que prejudica nossa saúde: aumenta os riscos de doenças pulmonares e cardiovasculares, e acelera o processo de envelhecimento cutâneo. Devemos repensar sobre o assunto e largar de vez este vício, nossa pele e organismo agradecem!

 

  • Use o filtro solar

Dentre as causas mais comuns para a produção de radicais livres são, sem dúvida, a radiação ultravioleta (UVA e UVB) e a poluição. Proteger a pele do sol e dos poluentes de maneira adequada e rotineira ajuda a prevenir o envelhecimento precoce. Portanto, use regularmente o filtro solar de FPS 30, no mínimo, e, em casos de alta exposição, lembre-se de utilizar barreiras físicas, como chapéus, óculos e roupas.

 

  • Use os Antioxidantes como aliados

Os antioxidantes são substâncias que conseguem reduzir o estresse oxidativo. A prevenção pode ser realizada utilizando antioxidantes na suplementação oral, ou no uso tópico. Antioxidantes importantes como as vitaminas C e E, por exemplo, diminuem o estresse oxidativo e evitam o envelhecimento de forma natural.

 

Consulte seu médico Dermatologista com frequência e acompanhe a saúde da sua pele.

 

Para seu conhecimento, separamos alguns ativos naturais e com potente ação antioxidante: 

 

Goji Berry: É um fruto rico em compostos carotenóides e vitamina C, possuindo grande poder antioxidante e servindo para fortalecer o sistema imunológico, prevenindo o surgimento de doenças crônicas e o envelhecimento precoce.

Niacinamida: É a forma ativa da vitamina B3, possui muitos benefícios para a pele: estimula a renovação celular, favorece a uniformização do tom da pele, ação antioxidante, previne o envelhecimento e ajuda a controlar a oleosidade excessiva. 

Red Orange Complex: Extrato padronizado de três variações de laranjas vermelhas (Moro, Tarocco e Sanguinello) rico em antocianinas, flavonas, ácidos hidroxicinâmicos e vitamina C. Fortalece as defesas da pele contra os danos relacionados ao estresse oxidativo, principalmente ocasionados pela exposição à radiação e poluição, sendo um aliado à uniformização da pele, com ação de fotoproteção e anti-pollution. 

Resveratrol: É um flavonóide da casca da uva, possui fortes propriedades antioxidantes e é conhecido pelos seus efeitos antienvelhecimento. Além disso, reduz a lesão oxidativa, modula a inflamação, promove a longevidade e atenua doenças neurodegenerativas.

Vitamina C: A vitamina C possui atividade antioxidante, despigmentante, foto rejuvenescedor, reduz os sinais de fotoenvelhecimento, melhora a textura da epiderme, e combate a formação de rugas. Por este motivo age através de diferentes mecanismos de ação proporcionando efeitos benéficos nos tratamentos destinados a combater os sinais do envelhecimento cutâneo.

Viu como é possível prevenir o envelhecimento precoce? 

 

Gostou deste conteúdo?

Entre em contato com nossa equipe farmacêutica e obtenha informações sobre estes, e os demais ativos indicados para prevenir e tratar sintomas do estresse oxidativo.

 

“As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura de ajuda por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais.”
Referências:

1. Barbosa KBF, Costa NMB, Alfenas R de CG, De Paula SO, Minim VPR, Bressan J. Estresse oxidativo: conceito, implicações e fatores modulatórios. Rev Nutr [Internet]. 2010Jul;23(Rev. Nutr., 2010 23(4)). Available from: https://doi.org/10.1590/S1415-52732010000400013
2. https://www.sbcd.org.br/cirurgia-dermatologica/o-que-e-cirurgia-dermatologica/para-sua-pele/envelhecimento-cutaneo/
3. Material dos Fornecedores

Pedido

Envie o seu

Pedido