Nutrição Esportiva

Por: Letícia G. Martins, CRF 79497

05/01/2023

 

Atualmente é cada vez mais comum que atletas, tanto profissionais quanto amadores, busquem estratégias para melhorar seu desempenho físico e competitividade ao executar determinada atividade física.

Para isso, o uso de recursos ergogênicos têm sido muito frequente em atletas de diferentes idades e modalidades.

O termo ergogênico é derivado das palavras gregas ergon (trabalho) e genna (produção) e, portanto, um recurso ergogênico é toda aquela substância ou método utilizado a fim de maximizar o desempenho físico e/ou esportivo de um indivíduo. Podem ser divididos em cinco categorias: mecânicos, psicológicos, farmacológicos, fisiológicos e nutricionais.

O objetivo é melhorar o desempenho, otimizar a recuperação pós-exercício e promover saúde. Em função da influência dos nutrientes no desempenho do organismo, é possível buscar melhores resultados mudando a alimentação. As principais metas costumam ser a perda de gordura e o ganho de massa magra, ambos diretamente relacionados à nutrição.

 

Vantagens do uso de suplementos na prática de esporte

 

Por meio do acompanhamento nutricional, o atleta ou o praticante de atividade física não é somente capaz de apenas manter um bom estado nutricional, com peso, percentual de gordura e massa muscular ideais. Com uma boa alimentação, ele passa a conservar um estado ótimo de macro, micronutrientes e compostos bioativos, que são de extrema importância para: uma boa formação de energia; um ótimo funcionamento de sistemas de defesa, melhorando a imunidade; combate ao estresse oxidativo e da inflamação, o que reduz em muito os riscos de lesões musculares e articulares; melhorar a produção hormonal; e corrigir desequilíbrios intestinais.

Portanto, o acompanhamento nutricional não só melhora a performance, como também todo o seu estado de saúde! Não é ótimo? Por isso, busque sempre orientação profissional!

 

Quais os melhores suplementos esportivos?

 

 

O Whey Protein é o suplemento mais conhecido, principalmente para quem deseja ganhar massa muscular. A sua fórmula contém proteína extraída do soro do leite e seus aminoácidos.

O BCAA é formado por três aminoácidos, leucina, valina e isoleucina. Ajudando no ganho de massa, evita o catabolismo e ajuda na recuperação do músculo.

Com ação no aumento de hormônios e crescimento muscular, o ZMA é um complexo à base de zinco e magnésio. É indicado ingerir junto com uma fonte de proteína, como o suplemento que falamos anteriormente, Whey.

A Creatina também é um suplemento muito utilizado pelos atletas, ela atua na formação do ATP, molécula que armazena energia, sendo a primeira fonte de energia que o corpo utiliza durante a atividade física. A Creatina proporciona mais força, reduz a fadiga e aumenta a massa magra.

A Maltodextrina é um tipo de suplemento que fornece o carboidrato necessário para proporcionar mais energia durante o treino. O carboidrato é fundamental para ajudar no aumento de massa, pois funciona como combustível, fornecendo energia para as células e aumentando a captação de aminoácidos pelo músculo.

Além disso, existem ativos naturais e modernos que podem complementar e melhorar as funções do metabolismo.

 

Gostou deste conteúdo?

Entre em contato com a nossa equipe farmacêutica para sanar dúvidas e obter mais informações.

 

“As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura de ajuda por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais.”
Referências:

1. https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/217441/negretti_m_tcc_bauru.pdf?sequence=4
2. Barreto Sandhi Maria, Pinheiro Anelise Rizzolo de Oliveira, Sichieri Rosely, Monteiro Carlos Augusto, Filho Malaquias Batista, Schimidt Maria Inês et al . Análise da estratégia global para alimentação, atividade física e saúde, da Organização Mundial da Saúde. Epidemiol. Serv. Saúde [Internet]. 2005 Mar [citado 2023 Fev 23] ; 14( 1 ): 41-68. Disponível: http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S167949742005000100005&lng=pt. http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742005000100005.
3. Material dos Fornecedores

Pedido

Envie o seu

Pedido